Planetas com quatro vezes a massa de Júpiter estão vagando pela via láctea

Um planeta errante  escapou há muito tempo do  seu sistema solar e não  esta  sozinho em sua viagem.

O 2MASS J11193254-1137466 foi anunciado no ano passado como um sistema de massa planetária sem conexões na associação TW Hydrae, um agrupamento de estrelas com um ponto central a cerca de 95 anos-luz de distância. 1137466 está a cerca de 160 anos-luz de distância, mas seu movimento indica uma possibilidade de 80% de fazer parte desse agrupamento de jovens estrelas.

fig11

E uma análise recente sugere que não é um planeta grande, mas dois gigantes gasosos um pouco menores, cada um com cerca de 10 milhões de anos. 

Ambos os objetos são em torno de quatro vezes a  massas de Júpiter e parecem gravitacionalmente ligados uns aos outros como planetas bárbaros binários com uma separação de cerca de quatro vezes a distância entre a Terra e o Sol. Se confirmado, é o primeiro par binário de planetas jamais descoberto.

Sua massa os coloca firmemente na faixa planetária, em vez de anãs marrons, que são “estrelas fracassadas”. No entanto, é possível que elas se formem como anãs marrons, que acumulam massa como estrelas através do colapso de nuvens de gás mas não acendem, fundindo hidrogênio em isótopos mais pesados ​​do que em hélio, que deve ser classificado como uma estrela.

Ambos os planetas provavelmente foram ejetados de uma estrela da associação e adotaram suas maneiras de viajar livremente. Enquanto sua mãe estrela pode tê-los rejeitado, pelo menos eles têm um ao outro, e isso conta para alguma coisa.

Fonte: astronomy.com

Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta