Após conflitos Israelenses vão às ruas pedir ACORDO DE PAZ com palestinos

Milhares de israelenses se manifestaram em Tel Aviv, neste sábado (24). Protesto pediu retomada das negociações de paz.

Milhares de israelenses se manifestaram em Tel Aviv, neste sábado (24), pedindo a retomadas das negociações com os palestinos, por ocasião do 20º aniversário do assassinato do então premiê Yitzhak Rabin, uma figura simbólica dos esforços pela paz no Oriente Médio.

000_nic6501344

A organização A Paz Agora e outros grupos favoráveis a uma solução “com dois Estados” convocaram a mobilização, no momento em que as perspectivas de um acordo em um dos mais antigos conflitos no mundo se veem cada vez mais distantes. A recente onda de violência faz, inclusive, temer uma Terceira Intifada.

Os ativistas partiram da praça que leva o nome de Rabin, que se tornou primeiro-ministro em 1992 e foi assassinado em 4 de novembro de 1995, aos 73 anos, por tiros dados pelo judeu ortodoxo fanático Yigal Amir.

Amir era contra os Acordos de Oslo, de 1993, no âmbito dos quais se criou a AutoridadePalestina, uma espécie de prévia para um futuro Estado palestino. A iniciativa valeu o Prêmio Nobel da Paz a Rabin, ao então presidente israelense, Shimon Peres, e ao líder palestino Yasser Arafat.

O 20º aniversário da morte do premiê trabalhista, que provocou enorme comoção em Israel, inicia-se neste sábado à tarde, de acordo com o calendário judaico.

via: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/israelenses-vao-as-ruas-pedir-acordo-de-paz-com-palestinos.html

Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta