Mais vacinas? Novo coronavírus mortal pode ser transmitido entre pessoas

Autoridades de saúde pública da Grã-Bretanha alertam para uma nova linhagem de um vírus capaz de causar sintomas graves no aparelho respiratório semelhantes ao da cepa mortal da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês). Apesar de ponderar que a ameaça para a população é neste momento bastante baixa, foi confirmado um caso de um morador do país que acredita ter contraído o novo coronavírus de um parente, abrindo o precedente para a transmissão entre humanos.

Até agora, foram confirmados, em todo o mundo, 11 casos de infecção pelo vírus, que é capaz de causar pneumonia e falência dos rins. Cinco dos infectados morreram. Já houve suspeitas de que a variante do coronavírus foi transmitida de pessoa para pessoa no Oriente Médio, porém sem confirmação oficial.
A Agência de Proteção à Saúde, da Grã-Bretanha informou que o caso mais recente foi o terceiro registrado em território britânico. Os dois primeiros tinham histórico de viagens recentes ao Oriente Médio, o que não ocorre com o terceiro, que está internado no CTI do Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham. O que se sabe é que o paciente sofre com problemas que o deixaram com o sistema imunológico enfraquecido, o que pode ter aberto a chance de o vírus ter infectado o corpo em um contágio oportunista.
– Embora este caso forneça fortes evidências de transmissão pessoa a pessoa, o risco de infecção ainda é considerado muito baixo – ponderou John Watson, chefe do departamento de doenças respiratórias da agência, em um comunicado. – Se o novo coronavírus fosse mais contagioso, esperaríamos ver um número maior de casos.
A fonte exata do novo vírus e a forma como ele se espalha ainda são incertas. A nova cepa parecer estar bastante relacionada com morcegos. Especialistas afirmam que, se a nova linhagem for transmissível apenas de animais para humanos, a ameaça será bem menor.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/novo-coronavirus-mortal-pode-ser-transmitido-entre-pessoas-7568511#ixzz2Ksa5SbAx 

Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta