Militares dos EUA se preparam para as consequências das mudanças climáticas

Por: Suzanne Goldenberg, US environment correspondent
O Pentágono advertiu na sexta-feira para se defender contra “surpresas do clima” que poderia jogar fora seus esforços para assegurar o futuro da América.
Um relatório do perito, preparado para a comunidade de inteligência da Academia Nacional de Ciências, adverte que o establishment de segurança vai ter iniciar o planejamento para desastres naturais, aumento do nível do mar, secas, epidemias e as outras conseqüências da mudança climática.
O Pentágono já classifica a mudança climática como uma ameaça à segurança nacional, colocando em perigo as tropas dos EUA em todo o mundo e adicionando combustível para conflitos existentes. Mais de 30 bases norte-americanas estão ameaçadas pelo aumento do nível do mar.

Ele também identificou potenciais zonas de perigo novas, tais como a África Subsaariana.
Os militares também estão trabalhando para cortar seus custos de combustível em uma época de austeridade orçamental, através da instalação de painéis solares e turbinas eólicas, e monitorar o uso de eletricidade.
Mas o relatório de sexta-feira sugere que planejadores estratégicos terão que fazer ajustes mais radicais para o seu planejamento para ter em conta as mudanças climáticas durante a próxima década e além.
Cenários atuais poderia ser jogada completamente torto por “surpresas do clima”, disse o relatório. Poderia ser um único evento catastrófico – como um choque de preços de alimentos – ou uma cascata de eventos que poderiam finalmente colocar a América em risco. “Não faz sentido para a comunidade de inteligência para aplicar uma abordagem cenário em pensar sobre eventos potencialmente perturbadores”, disse o relatório. “faz sentido considerar as implicações de segurança de duas ou três possibilidades mais plausíveis como uma forma de antecipar os riscos.”
O estudo também recomenda um curso para analistas de inteligência sobre a ameaça potencial representada pelo aumento do nível do mar, secas, escassez de alimentos e outras conseqüências da mudança climática. “É essencial para a comunidade de inteligência para entender a adaptação e as mudanças na vulnerabilidade a eventos climáticos”, disse.
Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta