EUA terão base militar marítima no Oriente Médio, diz jornal

O Pentágono está finalizando os preparativos para instalar uma grande base militar marítima no Oriente Médio, diante do aumento das tensões com o Irã e das ameaças representadas por piratas somalis e o braço da Al-Qaeda no Iêmen, informou nesta sexta-feira a edição digital do diário Washington Post.



O porta-voz do comando da Marinha americana, Mike Kafka, confirmou o plano ao jornal, mas evitou precisar seu objetivo ou a localização exata do novo centro de operações americano.

Outras fontes da Marinha indicaram ao periódico que o projeto está sendo desenvolvido “com pressa incomum” para que esteja operacional já no “início do verão” (no hemisfério norte).


Para economizar custos, o Pentágono está transformando uma velha embarcação de guerra em uma base flutuante improvisada, que poderia acomodar navios menores de alta velocidade e helicópteros utilizados pelos Seals, o grupo de operações especiais da Marinha que executou Osama bin Laden em maio de 2011.

O projeto é levado a cabo sob pedido do Comando Central do Departamento de Defesa, encarregado das operações militares no Oriente Médio, segundo documentos obtidos pelo diário.

Embora se desconheça a localização prevista para a base, alguns desses documentos indicam que poderia situar-se no Golfo Pérsico, onde o Irã ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz, via crucial para a provisão de petróleo mundial.


Os Estados Unidos contam atualmente com uma longa base naval em Bahrein e costumam ter pelo menos dois porta-aviões nas águas que cercam o Golfo Pérsico.
Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta