No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Poderão haver mais, mas não reparei.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas
O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:
Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!
Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:
Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo
Obrigado, vamos aguardar a glaciação que é coisa certa!