Nova campanha de Al Gore propõe revelar a realidade sobre as mudanças climáticas


Por Paula Alvarado, Buenos Aires
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, levantou a bandeira da causa contra as mudanças climáticas depois de seu documentário Uma Verdade Inconveniente popularizar o tema e lhe render um Oscar. No entanto, essa fama também o transformou no alvo perfeito das indústrias de petróleo e carvão, que investiram contra Al Gore com todas as forças ao longo dos últimos anos.

Depois de um tempo em silêncio, o político agora está novamente em ação com uma ambiciosa campanha chamada Projeto Realidade Climática, com a qual pretende revelar a verdade sobre as mudanças climáticas e evidenciar como certos fragmentos do mercado manipulam a informação sobre o clima para defender seus interesses.
O projeto será lançado no próximo dia 14 de setembro com um evento denominado “24 horas de Realidade”. Haverá 24 apresentações, de uma hora cada, em 13 idiomas diferentes, com início às 20h de cada fuso horário. 
Nessas apresentações, será abordada a questão das mudanças climáticas com foco nos efeitos e nas soluções para cada região. No final, Al Gore fechará o evento com uma apresentação transmitida de Nova York. Toda a jornada poderá ser assistida on-line no site da iniciativa.
Para assistir ao vídeo com legendas, aperte o botão CC e escolha o idioma.
“As pessoas que convivem com a realidade das mudanças climáticas unirão os pontos entre recentes fenômenos meteorológicos extremos – como inundações, secas e tempestades – e as alterações do clima provocadas pela poluição. 
Vamos oferecer um panorama da crise climática durante todo o dia e no mundo todo, em tempo real. Quem nega tudo isso pode ter milhões de dólares para gastar em campanhas, mas nós temos uma vantagem poderosa: a realidade”, ressaltam os incentivadores do projeto no site.
A revista Grist informa que a iniciativa conta com a participação do publicitário Alex Bogusky, que renunciou ao meio da publicidade há alguns meses para se dedicar a projetos de responsabilidade cívica. Bogusky ganhou inúmeros prêmios e suas campanhas tiveram grande impacto, tanto para empresas como a Burger King, quanto para organizações de bem público, como a antitabagista Protect The Truth.
Sem dúvida, a questão das mudanças climáticas precisa de uma nova injeção de ânimo. Com inúmeras campanhas de negação do tema por parte de grupos lobbistas e uma nova corrente que dá mais destaque ao desafio energético, o tema foi perdendo popularidade. Mas, de acordo com Al Gore, continua sendo crucial: “Se o clima for tirado do centro da questão, a mensagem toda enfraquece. Os poluidores da indústria de carvão que negam o problema e seus aliados ideológicos logo atacarão os empregos verdes e dirão que a segurança nacional depende da exploração de carvão e de outros recursos. É importante reiterar o papel central dessa questão”, disse ele à Grist.
Como apoiar o projeto? Entre no site do Projeto Realidade Climática, confirme seu apoio ao evento e ajude a espalhar a mensagem.

Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/treehugger/2011/07/nova-campanha-de-al-gore-prop%C3%B5e-revelar-a-realidade-sobre-as-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas.html
Please follow and like us:

Você pode gostar também

Deixe uma resposta