Mangá japonês escrito em 1988 previu acidente nuclear em Fukushima

 Escrito em 1988, o mangá Phaethon conta como a ambição humana provocou um acidente nuclear
Vinte e três anos antes do maior acidente nuclear no Japão, que aconteceu em março na usina de Fukushima, a desenhista Ryoko Yamagishi já previa o desastre. Em um mangá – histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês – preto e branco de 46 páginas, a autora relatou a chegada de uma grande crise nuclear no país.

Com o nome de Phaethon, que na mitologia grega é o filho de Helios – deus do sol – que colocou a terra em perigo, o mangá antinuclear foi inspirado na tragédia de Cherlobyl, que aconteceu três anos antes da publicação, segundo Yamagishi.

 
Em entrevista ao jornal El Pais, a autora contou que depois do acidente nuclear na Ucrânia ela  ganhou dimensão do que realmente significava a energia nuclear. Questionada sobre a relação com Fukushima, Yamagishi afirmou que realmente já havia pensado sobre o risco de ocorrer um acidente na região quando escreveu o mangá, mas que nenhuma autoridade assumiria a possibilidade.

“Quando realmente aconteceu o acidente eu entrei em pânico, mas pensei que a advertência do meu desenho não serviu para nada. Fiquei muito triste”, disse.

Entretanto, após o terremoto e o tsunami que atingiram a região e provocaram o acidente nuclear seu mangá foi lembrado imediatamente. De acordo com Yamagishi, em 1988, quando a história foi escrita, 70 mil cópias do mangá foram vendidas. Após o acidente, porém, mais de 200 mil pessoas já leram o conto que agora está disponibilizado na internet.

Sobre a política energética japonesa, a autora do mangá que adiantou a tragéria alerta: “os reatores nucleares deveriam ser fechados um a um desde já e substituídos por mecanismos de energia solar, hidráulica e geotérmica”.

Fonte e Imagem: operamundi.uol
Please follow and like us:

Você pode gostar também

One thought on “Mangá japonês escrito em 1988 previu acidente nuclear em Fukushima”

  1. Na verdade este Mangá não previu o acidente Nuclear, lembrando que é de 1988, qualquer coisa escrita ou desenhada poderia se tornar uma previsão concretizada cerca de 20 anos depois. Mas com relação ao que ocorreu no Japão, existe um Vídeo no Youtube, de uma mulher que olhando a Carta Illuminati que contém uma Torre de Relógio e um grupo de pessoas que parece japonês, alertou 3 dias antes do grande tremor, pelo youtube, ela sim previu,,, até com grande exatidão, pois ela previu até a data que seria por volta do dia 11/03/2011. abraços.

Deixe uma resposta